Another Source

sábado, 10 de abril de 2010

Questão do TCU (UML)



Resposta: Correta
Vê-se através do diagrama que os atores professor e supervisor são ligados pelos conceitos de generalização/especialização, sendo que o ator supervisor é uma especialização do ator professor, sendo assim, o ator supervisor possui todas as propriedades do ator professor, inclusive suas associações com os casos de uso
Além disto, quanto à abstração dos casos de uso, o grau de abstração de um caso de uso diz respeito à existência ou não de menção à tecnologia utilizada na descrição desse caso de uso.
     Quanto à abstração, um caso de uso pode ser:
  • Essencial: É abstrato e não faz menção à tecnologia a ser utilizada.
  • Real: As descrições das interações citam detalhes da tecnologia a ser utilizada na implementação do caso de uso.
Com isto, vê-se que todos os casos de uso representados no diagrama são abstratos ou essenciais.
      Uma forma de verificar se um caso de uso é abstrato ou não é através da utilização da “regra dos cem anos”. Ao ler a narrativa de um caso de uso pergunte se a narrativa seria válida tanto há cem anos quando daqui a cem anos. Caso a resposta seja sim, tem-se um caso de uso abstrato ou essencial, caso contrário, tem-se um caso de uso real.
      A última afirmativa da questão refere-se aos conceitos relativos aos relacionamentos de extensão.
      No caso do digrama, temos um caso de uso extensor (incluir conteúdo programático) e um caso de uso estendido (incluir notas). A seta que liga extensor e estendido parte do extensor para o estendido. Um caso de uso extensor representa um comportamento opcional, ou seja, um comportamento que só ocorre sob certas condições, ou cuja realização depende da escolha de um ator. Quando um ator opta por executar a sequência de interações definida no extensor, este é executado. Após a sua execução, o fluxo de interações volta ao caso de uso estendido, recomeçando logo após o ponto em que o extensor foi inserido.

Referência: UML, Eduardo Bezerra 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Sobre mim...

Minha foto
Charles Miranda
Ver meu perfil completo

Meus links

Texto adicional

Charles Miranda Copyright © 2009 FreshBrown is Designed by Simran Template baixado em Templates blog